NR 12 – Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos

VOLTAR

Resumo do Curso/ Objetivo

 Esta Norma Regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras – NR aprovadas pela Portaria n.º 3.214, de 8 de junho de 1978, nas normas técnicas oficiais e, na ausência ou omissão destas, nas normas internacionais aplicáveis. 

O conteúdo deste curso visa atender a NR 12 Máquinas e Equipamentos. Link para acesso a norma.

Capacitação

12.135 A operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos devem ser realizadas por trabalhadores habilitados, qualificados, capacitados ou autorizados para este fim. 

12.136 Os trabalhadores envolvidos na operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos devem receber capacitação providenciada pelo empregador e compatível com suas funções, que aborde os riscos a que estão expostos e as medidas de proteção existentes e necessárias, nos termos desta Norma, para a prevenção de acidentes e doenças. 

Conteúdo Programático

De acordo com o anexo II da NR 12, Conteúdo Programático da Capacitação.

  1. descrição e identificação dos riscos associados com cada máquina e equipamento e as proteções específicas contra cada um deles;
  2. funcionamento das proteções; como e por que devem ser usadas; 
  3. como e em que circunstâncias uma proteção pode ser removida, e por quem, sendo na maioria dos casos, somente o pessoal de inspeção ou manutenção; 
  4. o que fazer, por exemplo, contatar o supervisor, se uma proteção foi danificada ou se perdeu sua função, deixando de garantir uma segurança adequada; 
  5. os princípios de segurança na utilização da máquina ou equipamento;
  6. segurança para riscos mecânicos, elétricos e outros relevantes; 
  7. método de trabalho seguro; 
  8. permissão de trabalho; 
  9. sistema de bloqueio de funcionamento da máquina e equipamento durante operações de inspeção, limpeza, lubrificação e manutenção. 

1.1. A capacitação de operadores de máquinas automotrizes ou autopropelidas, deve ser constituída das etapas teórica e prática e possuir o conteúdo programático mínimo descrito nas alíneas do item 1 deste anexo e ainda: 

  1. noções sobre legislação de trânsito e de legislação de segurança e saúde no trabalho; 
  2. noções sobre acidentes e doenças decorrentes da exposição aos riscos existentes na máquina, equipamentos e implementos; 
  3. medidas de controle dos riscos: EPC e EPI; 
  4. operação com segurança da máquina ou equipamento; 
  5. inspeção, regulagem e manutenção com segurança; 
  6. sinalização de segurança; 
  7. procedimentos em situação de emergência; e 
  8. noções sobre prestação de primeiros socorros. 

Público alvo

  • Operadores de Máquinas e Equipamentos;

Carga horária

  • Formação: 12h
  • Formação: 8h (Motosserras e Máquinas Injetoras)
  • Reciclagem: 8h.
  • Reciclagem: 4h ((Motosserras e Máquinas Injetoras)
  • Formação de Instrutor: 16h (Somente In Company).

Metodologia do Treinamento

  • In Company (na Empresa);
  • EAD, semipresencial.

Para o treinamento In Company, será fornecido material didático (apostila) para cada treinando, caneta e material audiovisual (apresentação, fotos e vídeos).

Aptidões após o curso

Ao final do curso, os alunos terão uma base sólida para atendimento da NR-12, no que compete a utilização da Máquina em específico.

Certificado

Ao concluir o curso com aproveitamento satisfatório e frequência de 100%, o aluno receberá o certificado, devidamente assinado por profissional legalmente habilitado, com validade em todo o Território Nacional.

Periodicidade

Anual. 

Investimento

Solicite uma proposta orçamentária, informando a localização (CEP) e quantidade de participantes.

Solicite um orçamento conosco!

Dezenas de clientes confiam na EHS

Depoimentos

Btech – Pancosma

“Nos surpreendemos com a qualidade dos serviços prestados e com o comprometimento da equipe EHS Consultoria. Foram ministrados treinamentos, interações, comunicados, resoluções de problemas junto ao cliente, criação de procedimentos nesse período”.

Gerente de RH – Paola

Google

“Tenho grande prestígio pela empresa EHS Consultoria. Ela tem nos assessorado de forma íntegra e efetiva, independente se Treinamentos ou na Consultoria de Segurança do Trabalho”.

Brasil EHS Manager - Jeyson Ferreira

Multinacional da Região de SP

“A EHS Consultoria nos atende há muitos anos. Se tornou a nossa primeira opção em Consultorias de Segurança do Trabalho.  É uma Empresa comprometida, com profissionais focados e atualizados, sempre nos proporcionando satisfação e excelência no resultado final”.

Gerente de EHS - Fernanda Fagali

Diferenciais

Conteúdo Efetivo

Os melhores conteúdos desenvolvidos com base em anos de prática no mercado.

Treinamento Certificado

Treinamento certificado com profissionais altamente qualificados.

Atendimento Personalizado

Atendimento personalizado de acordo com as suas necessidades.

Melhor Valor

Melhor custo x benefício do mercado com as melhores condições de pagamento.

Seja nosso parceiro de sucesso!

Receber Contato